Sistema VRV

image

O Sistema de Ar Condicionado VRV

VRV (volume de refrigerante variável) ou VRF (do inglês variable refrigerant flow) é o sistema mais moderno de ar condicionado de tipo Multi Split da atualidade. Podem ser instalados em todo tipo de ambiente, de pequenas (residências) a grandes obras (hotéis, edifícios corporativos, shopping centers).
No sistema VRV, as unidades externas (condensadoras) têm design compacto e são instaladas todas juntas, em um mesmo local da edificação. O sistema VRV é modular e permite expansões de capacidade quando desejado, sendo que as condensadoras, interconectadas entre si, podem gerar até centenas de HP.
Os equipamentos VRV utilizam em sua operação compressor inverter (que proporciona maior eficiência energética) e gás refrigerante ecológico R410A (que não agride o ambiente). A utilização de equipamentos VRV atende a um dos quesitos (eficiência energética) para a obtenção da Certificação Leed, fornecida pela Green Building Council Brasil – selo de maior reconhecimento internacional para edificações sustentáveis.
Atualmente, poucas são as empresas credenciadas a realizar projetos de climatização, comercialização, instalação e manutenção destes equipamentos no Brasil. A ARCO é uma delas.

Esquema de um Multi Split residencial com tecnologia VRV

A tecnologia VRV permite que uma única unidade externa (condensadora) seja conectada a diversas unidades internas (evaporadoras) – cada qual operando independentemente em seu ambiente.

macbook

Vantagens

image

Espaço

Requer diminuto espaço externo e com apenas uma única unidade externa, climatiza vários ambientes internos.

image

Custos Operacionais

Reduz drasticamente os custos operacionais.

image

Consumo de Energia

Consome menos energia elétrica, com maior eficiência e menor pegada ecológica.

image

Expansão

Permite expansão modular.

image

Visual

Elegante, compacto e estético.

image

Internet

Possibilita controle via Internet.

Compressores Inverter

Equipamentos VRV utilizam compressores com tecnologia inverter. Ao contrário dos compressores convencionais que apenas ligam e desligam (gerando grandes picos de consumo de energia e de oscilação na temperatura ambiente), compressores inverter são capazes de ajustar sua potência em tempo real, de acordo com a necessidade dos ambientes. Tal tecnologia permite um resfriamento mais rápido, com menor oscilação térmica (portanto, mais conforto) e grande economia de energia.

A economia de energia elétrica chega a até 60% em relação a outros aparelhos sem essa tecnologia.

image

Mais conforto, eficiência e economia!


Versatilidade

A distância entre a unidade externa (condensadora) e as unidades internas (evaporadoras) de um equipamento VRV varia de dezenas a centenas de metros. O somatório do comprimento de todas as linhas frigorígenas do sistema pode chegar a impressionantes 1.000 metros. Se o equipamento for instalado em um edifício, por exemplo, o desnível vertical poderá chegar a 50 metros (aprox. 16 andares), fazendo de coberturas e subsolos locais propícios à sua instalação.
Tamanha versatilidade e flexibilidade resultam em baixo nível de ruído ambiente e preservação das características arquitetônicas do local.

macbook

Equipamentos

image

Evaporadoras

  • Equipamentos VRV contam com diversos tipos de evaporadoras, cuja capacidade térmica varia de 7.000 a 60.000 BTUs. Elas podem ser aparentes (visíveis) ou embutidas (ocultas).

image

Controle Central

  • Além dos controles remotos individuais, o cliente pode optar por instalar um painel central que permite o controle de todas as evaporadoras da edificação.

image

Home Automation

  • Por meio da Internet, os equipamentos VRV podem ser conectados a controles de automação do lar (home automation) e automação predial (building management systems, BMS); o seu sistema VRV pode ser, assim, monitorado e controlado de qualquer lugar do mundo e em tempo real.





image

Start Up

  • Concluída a instalação, o start-up é executado pela equipe de assistência técnica do próprio fabricante. Trata-se do procedimento de partida inicial, no qual as condições operacionais e de performance são analisadas. Também são verificadas quaisquer irregularidades no sistema, de obstruções nas tubulações a problemas eletroeletrônicos.
    Todas as peças, circuitos e instalações são conferidas criteriosamente, de modo a garantir a entrega do seu equipamento em perfeita condição de funcionamento.

client client client client

Entre em contato